COMO CONSEGUIR UM BOM PARCEIRO PARA UM INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO

E aí, galera?

Estou de volta! Neste dia, quero falar sobre como conseguir um bom parceiro para praticar línguas estrangeiras. Na verdade, não é fácil, porque existem muitas pessoas que tem perfis em alguns sites de línguas, mas quando você começa a falar com elas, acabam que  estão sempre ocupadas ou não estão interessadas em falar regularmente. É tão triste!

O que eu faço é contatar pessoas e perguntar-lhes se elas gostariam praticar, e se elas respondem, a gente combina um dia e uma hora.

Contudo, digo-lhes que às vezes, que  mesmo quando você combina  um tempo para falar, algumas pessoas  não aparecem, não cumprindo com acordo feito. Então, meu amigo, você tem que continuar e procurar alguém,mas  que realmente esteja interessante em  aprender e trocar experiências linguísticas com você.

Caso você encontre  alguém que te adicione no Skype e diz para você “podemos falar quando a gente estiver  online”. Eu tenho que te dizer que eles não querem praticar regularmente. E nesses casos, os seus contatos no Skype crescem, mas você não tem ninguém para praticar de fato.

Há outras pessoas que falam com você apenas uma vez e depois elas não interessam mais. E eu penso,  que tipo de pessoas elas estão procurando? Um namorado ou uma namorada, ou algo mais?

Agora, eu gostaria de te dar algumas dicas sobre o que você precisa fazer quando começa um intercâmbio linguístico. Desde a primeira vez que você iniciar, fale com alguém que quer praticar regularmente. Você tem que falar direito e dizer no que você precisa de ajuda, poderia ser na pronúncia, na gramática, nas gírias ou mesmo na escrita. Depois eles vão fazer a mesma coisa. É importante que esse acordo seja feito logo na primeira conversa.

Outra coisa importante que você precisa lembrar é de estabelecer quanto tempo vocês falarão; poderia ser uma hora ou 30 minutos, para que vocês não tem nenhum inconveniente sobre que língua falar, vocês podem dividir o tempo ao meio para cada idioma.

Caso vocês façam isso, terão oportunidade de se concentrarem  numa língua de cada vez e isso acaba sendo  mais fácil e didático.

Quando você conhece algumas pessoas, você percebese elas podem ajudar com a gramática ou apenas praticar  a fala ou ainda,  o que você quer aprender. Vai depender de seu foco. Há alguns exercícios que você pode tentar, vou falar sobre isso em outros artigos.

Agora a pergunta é: onde pode você procurar pessoas para praticar?

Pessoalmente eu recomendo:

www.language-exchanges.org

www.italki.com

Eu conheci parceiros bacanas também em

www.livemocha.com

Bom, isso é tudo por hoje, caso vocês tenham perguntas, escrevam-me  por favor. Não fique tímido, pois eu não mordo  rsrsrsr.

Advertisements

2 thoughts on “COMO CONSEGUIR UM BOM PARCEIRO PARA UM INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO”

  1. Intercâmbio linguistico é uma maneira otima para praticar linguas e ganhar confianca em essa lingua.
    O unico problema que eu encontre é que a maioria das pessoas nos web sitios deste tipo, são interessados intercambiar so as linguas mais populares.
    Então se voce quiseres praticar Ingles o Alemão, por exemplo, vai ser bastante facil encontrar uma pessoa interessada aprender Português, para fazer este intercâmbio.
    Infelizmente no meu caso que minha lingua materna não é tão popular (Grego) é quase impossivel encontrar um parceiro linguístico, para praticar Portugues (ou Espanhol…)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s